A Jéssica de Sá é uma parceira nossa, que conhecemos através do trabalho dela, da pesquisa para o mestrado sobre incentivo a leitura. Jéssica é bibliotecária, e embarcou no nosso grupo de leitura, e mais uma vez, fez uma pesquisa interessante sobre porque os leitores entram no grupo de Leitura, que tem debates por whatsapp.
Veja abaixo a apresentação dos dados de uma pesquisa que a Jessica realizou sobre o
grupo de leitura coletiva Sociedade Literária CP!
Eu, a Andreza Gonçalves e a Emanuelle Amaral somos bibliotecárias e
pesquisadoras da área de Ciência da Informação. Nós três
ficamos muito interessadas em pesquisar o grupo de leitura coletiva e
saber como ocorria o compartilhamento das experiências de leitura e
as trocas de informação nesse grupo. Então seguem abaixo alguns
resultados da nossa pesquisa.
Afinal,
quem são esses leitores que participam da leitura coletiva?
PERFIL
SOCIOECONÔMICO
- Sexo: 84% das pessoas do grupo são mulheres. Sim, somos maioria! Muitas pesquisas já demonstram que as mulheres leem mais do que os homens no Brasil, é uma questão cultural. Bora colocar esses marmanjos para ler também gente!
- Faixa etária: 52% dos leitores têm de 31 a 40 anos. Esse dado demonstra que a maior parte do grupo está em idade economicamente ativa, ou seja, somos multitarefas – trabalhamos, estudamos e ainda lemos muitos livros.
- Identidade racial: Quanto à cor da pele, temos 44% de pardos e 40% de brancos. Apenas 16% do grupo se autodeclarou preto.
- Renda familiar: O grupo aceita todos gente, é rico e pobre convivendo todo mundo junto hahahaha. Tem gente que ganha um salário mínimo e tem gente que ganha nove salários mínimos, mas a maioria fica ali entre 2 e 3 salários mínimos.
- Trabalho: 72% dos leitores não trabalham diretamente com a leitura literária. Então ninguém lê por obrigação profissional, lê porque gosta mesmo.
- Escolaridade: 64% dos leitores têm graduação completa. Isso demonstra que quem têm mais estudo tem mais possibilidade de ser leitor. Mas não significa que somente quem estuda mais é que se torna leitor. Deu pra entender? Reforçando sempre a importância da educação. E quanto às áreas de formação, não tem essa de quem gosta de ler é só da área de humanas, viu? O grupo tá cheio de gente da área de exatas e da saúde também.
- Ah! Outro dado relevante é que 80% dos leitores estudaram em escola pública. Nem preciso falar sobre a importância da educação pública né?
PERFIL DOS LEITORES
- Frequência de leitura: 76% do grupo declarou ler todos os dias! Isso demonstra como a leitura literária faz parte da rotina das pessoas do grupo, já está incorporada no dia-a-dia.
- Quantidade de livros lidos: 44% dos leitores leem de 3 a 5 livros por mês, 24% de 1 a 2 livros. Teve gente que me assustou real, 8% afirmaram que leem mais de 10 livros por mês!
- Barreiras em relação à leitura: 64% dos leitores afirmou ter falta de tempo pra ler. 72% afirmou que o tempo destinado à leitura é insuficiente. Peraí gente: se vocês leem todos os dias, de 2 a 5 livros por mês, como assim não tem tempo pra ler e a leitura é insuficiente? É curioso como os leitores tem uma auto cobrança muito grande e uma voracidade pra querer ler tudo de uma vez (sem julgamentos) hahaha.
- Papel da leitura: 56% afirmaram que leem por prazer. Tem coisa melhor?
COMPARTILHAMENTO DE LEITURAS
- Motivação para entrar no grupo: 48% entrou no grupo para conhecer outros leitores/fazer amizades. Bora socializar!
-
Como tomaram conhecimento do grupo: 32% por meio das redes sociais do Cultura Pocket e 32% por indicação de amigos.
- Aumento da prática de leitura: 76% afirmaram que após entrar no grupo intensificaram sua prática de leitura. Aconteceu comigo!
Pra encerrar, trago alguns depoimentos de leitores tão lindos que quase fizeram a gente chorar durante a pesquisa:
“Temos
a oportunidade de conhecer pessoas do Brasil todo, criar laços de
amizade, temos diversos pontos de vista de uma mesma história e
também somos chamados a sair da nossa zona de conforto” (Leitor
3).
“Ele
abre um leque de possibilidades, de fazer amizades, de debater sobre
o que lemos, sair da zona de conforto e principalmente a amizade que
o grupo gera, que acaba sendo apoio em vários momentos difíceis da
vida diária” (Leitor 6).
“Fiz
lindas amizades. Eu tenho surtado menos. Menos crises depressivas”
(Leitor 7)
É isso aí Pockets, a pesquisa mostrou o poder da leitura quando aliada com a tecnologia, unindo pessoas distantes geograficamente para compartilhar leituras pelo WhatsApp. E a pergunta que não quer calar é: Por que você ainda não tá participando do grupo mesmo?
Beijos e até a próxima.
Olá Jéssica,
ResponderExcluirEu simplesmente amei a pesquisa, é tão legal vê o quanto a leitura contribui com as pessoas. Como Bibliotecária e leitora, isso me enche de orgulho, pois algo que desejo é que todos possam sentir o prazer que é ler e compartilhar esse mundo com amigos.
Abraços
Oi Sue!
ResponderExcluirQue bom que gostou da pesquisa minha amiga bibliotecária! Você é umas das mediadoras de leitura responsável por esse grupo ter ido tão longe no seu propósito. Parabenizo todos do Cultura Pocket pela sua maravilhoso trabalho e empenho no incentivo a leitura!
Beijos!