Como vocês já sabem todo inicio de mês nos propomos um desafio para que você possa tirar a poeira de livros que estão na sua estante, mas também é uma oportunidade de você sair da sua zona de conforto e experimentar uma leitura diferente.
Quando pensamos nos desafios nos pensamos em incluir a cada mês uma leitura que possa representar e incluir. São temas e personagens que não aparecem com tanta frequência na literatura. E nos mês de abril temos duas propostas de desafio nesta vibe.
Livro com personagem com autismo:
Vamos abrir o mês com um tema bem interessante: Autismo. E para você não ter desculpa que não tem muitos livros com personagens autistas eu resolvi trazer seis opões neste tema.
O dia 02 de abril foi escolhido como O Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007 para a conscientização acerca dessa questão.O Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007 para a conscientização acerca dessa questão.
Uma mulher na escuridão - Charlie Donlea - Faro Edittorial
Os homens que não amavam as mulheres - Stieg Larsson - Companhia das Letras
Ao TEA amar: Autismo na escola da vida - Juli Lanser Mayer - Astral Cultural
A escova de dentes azul - Marcos Mion - Panda Books
Colin Fisher - Ashley Edward Miller - Novo Conceito
Para o segundo desafio teremos também 6 dicas.
Um livro de autor ou personagem indígena:
O dia 19 de abril apesar de ser o "dia do índio" gera muita polêmica, pois a muito tempo ele perdeu seu propósito de proporcionar a reflexão, a valorização e o respeito aos povos indígenas.
“É PRECISO ATUALIZAR O REPERTÓRIO DOS EDUCADORES. ATUALIZAR SIGNIFICA TRAZER PRO PRESENTE, PRO AGORA, PRA ESTE MOMENTO QUE NÓS ESTAMOS VIVENDO. QUE O PROFESSOR COMECE A PENSAR A TEMÁTICA INDÍGENA NÃO COMO UMA TEMÁTICA PRESA AO PASSADO, MAS QUE ELE COMECE A OLHAR, A VER, DE HOJE PRA TRÁS. AÍ ELE VAI ENTENDER O QUE É O ‘PRA TRÁS’… MAS OLHANDO DE HOJE, OLHANDO ESSES POVOS COMO SEUS CONTEMPORÂNEOS” – DANIEL MUNDURUKU
Vamos as nossas dicas de leitura neste temas:
Iracema - Jose de Alencar - Panda Books
Dias de Chuva - Carolina Mancini - Editora Estronho
Grito das Estrelas - Priscila Debly - Coerência
Obstinado Coração - Sheila Guedes - Independente
O tupi que você fala - Claudio Fragata (Autor), Mauricio Negro (Ilustrador) - Globinho
Vozes Ancestrais: Dez contos indigenas - Daniel Munduruku - FTD Educação
Agora será que você consegue adivinhar quais livros eu vou escolher para o #DesafioLiterario2021CP?
Tem muitas opções incríveis, e eu ate já li algumas delas.
E não esquece, se participar de algum dos nossos desafios coloque a # do desafio para concorrer a um livro novinho no final do ano.
Boa sorte e boas leituras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário