Será que você consegue se lembrar qual foi a primeira história que você ouviu??
Hoje vamos aproveitar o dia Nacional do livro infantil para falar um pouco sobre a importância da literatura na infância.
"O Dia nacional do livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril, foi criado pela Lei Nº 10.402, de 8 de janeiro de 2002: “Art. 1º, data de nascimento do escritor Monteiro Lobato como forma de homenageá-lo por sua contribuição a literatura infantil."
Desde que comecei a me aprofundar no universo literário a literatura infantil tem cada vez me deixado mais encantada. Nós já sabemos que a leitura não se limita a uma simples decodificação de códigos e linguagens, ela vai além, pois o leitor precisa entender e interagir com aquilo que lê, e dar um significado. Por isso mesmo a leitura não se limita a uma única dimensão e sim a várias dimensões: imaginativa, sensorial, afetiva, intuitiva, inteligível, cultural, lógica etc.
"O Dia Internacional do Livro Infantil é um evento internacional comemorado no dia 2 de abril, em função da data em que nasceu o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, em 1805"
“A literatura nos ajuda, do ponto de vista do humano, a nos constituir. Todo tipo de narrativa oferece uma verdadeira viagem.” (Eloisa Ponzio, coordenadora pedagógica da Escola Vera Cruz)
Na infância a criança está descobrindo o mundo e aprendendo a se relacionar com ele. Ao folhear um livro a criança começa uma viagem que muitas vezes a levará a experimentar sensações e sentimentos que podem ou não estar presentes no seu cotidiano e a relacionar este sentimentos com o mundo que a cerca. Nosso papel enquanto mediadores de leitura é incentivar que a leitura continue a dialogar com os pequenos leitores em sua vida criando assim o senso e a habilidade não só de compreender mas de formar uma opinião com o mundo que o cerca.
Na infância também é que seremos apresentados a muitas formas de ler o mundo por meio dos nossos sentidos:
LEITURA VISUAL: Assistir um filme, ler um livro, apreciar uma obra de arte;
LEITURA AUDITIVA: Escutar uma música ou audiolivro, ouvir histórias contadas pelos avós
LEITURA GUSTATIVA: Apreciar o sabor de uma comida ou bebida;
LEITURA OLFATIVA: Sentir o aroma de um café, reconhecer o perfume de uma pessoa que acaba de chegar;
LEITURA TÁTIL: Reconhecer um objeto pelo toque, brincar com massa de modelar, argila ou ter mesmo um abraço;
LEITURA INTUITIVA: Através de cartas ou bola de cristal, até mesmo a linguagem corporal.
A literatura na infância nos permite o desenvolvimento linguístico, cognitivo e afetivo, estimulando a criatividade e a atividade psicomotora.
E você tem boas lembranças literárias na sua infância?
Gosta ainda hoje de ler e dialogar com o universo literário infantil?
Vamos conversar um pouco mais aqui nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário