Hello pockets!!!!
Tem livros que a gente demora a ler. Não porque você acha que não são bons, mas porque você não se sente ainda preparado para ler sobre o assunto.
"Então você quer conversar sobre raça" nós recebemos da parceria de 2020 que tínhamos, infelizmente não renovada, com o Grupo Editorial Record. Ele foi um dos últimos recebidos nesta parceria e junto com outros dois títulos (Estarão as prisões obsoletas - Angela Davis) e ( Eu não sou uma mulher? - Bell Hooks). Eu não me sentia pronta para ler sobre o tema e por isso demorei um pouco a pegar o livro. Quando as irmãs Pimenta do Clube do livro BH convidaram para para um projeto de leitura em dupla resolvi que meu tema seria autoras negras e me joguei com uma outra leitora neste tema e na leitura.
"Parecia muito mais importante para ele que os brancos que estavam disseminando e defendendo o racismo fossem poupados dos efeitos de serem chamados de racista do que poupar sua amiga negra dos efeitos desse mesmo racismo"
"racismo é qualquer preconceito contra alguém por causa de sua raça, quando essas visões são reforçadas por sistemas de poder"
"Quem vemos como bem-sucedidos, quem tem acesso ao sucesso, quem vemos como assustadores, quais características valorizamos na sociedade, quem vemos como "inteligentes" e "bonitos" - essas percepções são determinadas por nossa proximidade com os valores culturais da maioria que está no poder, o sistema econômico dos que estão no poder, o sistema educacional dos que estão no poder, os meios de comunicação dos que estão no poder (...) "
Não é uma leitura suave, assim como conversar sobre este tema também não é, mas com certeza se você deseja entender respeitar e mudar, assim como eu, esta é uma leitura necessária.
"Além disso, quanto mais prática você tiver de vincular o racismo individual ao sistema que lhe dá poder, cada vez mais poderá ver todas as maneiras pelas quais pode fazer a diferença"
O livro aborda um tema bastante importante, o livro tem uma escrita envolvente, e é um livro pra se aprender, é um livro necessário pra sabermos mais sobre o assunto, gostei muito da sua indicação do livro, bjs.
ResponderExcluirUm tema delicado, mas que precisa ser debatido, principalmente no Brasil onde o racismo é estrutural e velado. Livros assim são mais difíceis de ler pq mostram como é nossa sociedade, vlw pela indicação. Abraços
ResponderExcluirQue dica maravilhosa de livro, um tema que precisa cada vez ser mais debatido e estudado.
ResponderExcluirOi Jussara, tudo bem?
ResponderExcluirAmei o que você falou no final, que não é lugar de fala e sim de aprendizado. Você também disse que precisamos ser uma sociedade com mais tolerância. Eu tive a oportunidade de ver uma palestra no youtube discutindo sobre o racismo, e me marcou uma frase, em que a convidada disse que precisamos nos respeitar e não nos tolerar. Temos muito o que aprender. Ótima dica de livro.
beijinhos.
cila.
Olá Jussara,
ResponderExcluirO livro traz um assunto muito importante que, como você citou, nem todo mundo está disposto a falar. Que bom que a leitura oferece ao leitor a oportunidade de aprender mais sobre o racismo. Indicação anotada!
Bjs!
Nossa! Que leitura interessante, especialmente nesse momento em que estamos vivendo. Precisamos de leituras pertinentes sobre o racismo. Amei a dica!
ResponderExcluirOi, tudo bem? Concordo com você, acredito que as vezes não é o livro que seja ruim, mas sim que ainda não chegou o momento para ler. Tenho alguns na estante que faz bastante tempo que comprei ou ganhei mas que ficaram parados. Aí um dia começo a ler e me surpreendo e acaba se tornando uma das leituras mais marcantes que já tive. Acredito também que depende do gênero do livro, alguns são mais profundos e precisamos refletir sobre tudo o que o autor quis transmitir. Concorda? Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirMas nem tudo envolve racismo, as pessoas exageram, e qualquer coisa diz que sofrem de racismo. Quanto ao livro, é um tema para que as pessoas tenham mais conscientização sobre o assunto.
ResponderExcluirOlá Jussara, tudo bem?
ResponderExcluirEstou na busca incessante por aprendizado, principalmente quando o assunto envolve raças e o racismo. Também não é meu lugar de fala, mas creio que deveríamos sempre ler obras com a temática para nos mantermos informados e entender, nem que seja um pouco, da situação, que ainda é tão triste, infelizmente. Acabei de anotar a dica aqui e espero me aventurar por ela em breve. Muito obtigada por essa indicação e por suas palavras, que foram muito sábias.
Beijos!
olá, bem, infelizmente ainda precisamos de leituras sobre o racismo, que é um tema que tem de vir a tona frequentemente pois cada vez mais há gestos, palavras que tornam uma sociedade racista.
ResponderExcluirbeijos
Parece ser uma leitura interessante, realmente esse tipo de assunto é muito importante, quando mais aprendemos mais deixamos de lado todos os preconceitos, gostei do livro, talvez compre para saber mais ...
ResponderExcluir