Tudo bem com vocês? E hoje é uma data super importante, bem para nós os amantes do estilo musical, amo e com força. Hoje é o Dia Mundial do Rock, Bebê !!!
Você sabia que apesar de ter a palavra mundial na data da comemoração, é celebrado apenas aqui no Brasil? Pois é... vamos conhecer o porquê...É uma criação publicitária promovida por duas rádios brasileiras: a 89 FM e a 97 FM no final da década de 1980. Este dia foi escolhido em homenagem ao Live Aid, festival musical que aconteceu em 1985. Elas eram especializadas no estilo. Na época, o rock ainda era muito influente no Brasil e tinha até espaço na televisão.
O rock é um dos estilos musicais mais conhecidos do século XX e foi muito popular entre as décadas de 1950 e 1980. Esse estilo perdeu um pouco de espaço na indústria cultural para outros, como o pop e o hip-hop.
Por ter sido tão popular e ter muita história e ainda milhões de fãs pelo mundo é que se comemora o Dia Mundial do Rock.
O Live Aid, festival de rock realizado simultaneamente na Inglaterra e nos Estados Unidos, em 13 de julho de 1985, foi idealizado por dois músicos que tiveram carreiras expressivas em bandas de rock: Midge Ure e Bob Geldof.
O objetivo do festival era o de arrecadar dinheiro para ajudar as vítimas da fome que matava milhares de pessoas, todos os anos, na Etiópia. Essa crise aconteceu entre 1983 e 1985 e foi causada, principalmente, pela guerra civil que acontecia no país africano. Estima-se que mais de um milhão de pessoas possam ter morrido na Etiópia durante esse período.
As cidades escolhidas para tanto foram Filadélfia, nos Estados Unidos, e Londres, na Inglaterra. Os shows foram realizados em dois estádios, o Estádio John F. Kennedy e o Estádio Wembley, respectivamente. Ao todo cerca de dois bilhões de pessoas assistiram ao Live Aid, o que correspondia a quase 50% da população mundial na época.
Entre as bandas e músicos que participaram do Live Aid, estão bandas já tradicionais na época, como Black Sabbath, Led Zeppelin e Mick Jagger; bandas e músicos que estavam no auge de seu sucesso, como Queen e Madonna; e bandas que começavam a destacar-se, como o U2.
O Live Aid foi um sucesso absoluto de público e também financeiramente, no que diz respeito à quantidade de dinheiro arrecadada. Fala-se que cerca de 150 milhões de libras foram arrecadadas para promover a ajuda sanitária, mas também que parte desse dinheiro foi desviada quando chegou à Etiópia e não atendeu àqueles que seriam beneficiados.
E você também curte? Qual sua banda predileta? Conte para gente !!!
Beijocas e inté a próxima.
Impressionante suas dicas me agradaram bastante indiquei seu blog para todos os meus amigos muito obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.
ResponderExcluirMuito obrigada! Fazemos com carinho esse compartilhamento.
Excluir