Oi Pockets!
Tudo bem? Espero que tenham uma ótima quinta - feira🙏
Quaresma "Era um homem pequeno, magro, que usava pince-nez, olhava sempre baixo, mas, quando fixava alguém ou alguma cousa, os seus olhos tomavam, por detrás das lentes, um forte brilho de penetração, e era como se ele quisesse ir à alma da pessoa ou da cousa que fixava."
Nosso protagonista é um homem patriota, que tenho orgulho da sua nacionalidade ao ponto de só usar e consumir coisas nacionais. Ele é visto como um homem de hábitos pontuais. Mora com a irmã, eu educado com os vizinhos, mas não chega a receber visitas, a não ser de sua afilhada e pai. Além de Ricardo "coração dos outros" que esta o ensinando a arte do violão.
Quaresma não pode servir ao país como era seu sonho devido seu porte e saúde, mas continuou a contribuí com o país no serviço público. Tinha algumas ideias vistas como louca (como implantar o tipo como língua padrão do país), e por causa delas acaba passando um tempo internado no "hospício".
Depois disso, vai viver no campo , mas acaba não tendo sossego como esperava, pois a política chega até ele e prejudica sua tranquilidade.
Vamos acompanhar a trajetória e percalços que nosso protagonista irá viver, além de como já previsto seu triste fim. Mas sempre terá seu amigo Ricardo tentando ajudá-lo, assim como sua afilhada Olga.
A história de Quaresma é triste, mas trás temas importantes como, o governo ditatorial de Peixoto, críticas sociais, questão da época, racismo, preconceito e a hipocrisia (ainda mais envolvendo interesses políticos).
Aproveitei para escutar o Audiolivro pelo @tocalivros e acompanhar a leitura no Kindle Unlimited, na edição da @lepmeditores que está ótima.
Até a próxima..
Nenhum comentário:
Postar um comentário