Oi, Oi, Oi queridos Pockets, e hoje vamos falar sobre os desafios de leitura. Todo mês curto procurar por temas diferentes e por fazer parte do grupo @amigosdaleituraoficial, adoro os temas escolhidos que são bem diversificados, os de setembro foram: “Um livro do seu autor (a) favorito”, “Um livro de um(a) autor(a) que você não lê há muito tempo ou nunca leu” e “Um drama ou romance de época”.
✒️Todos sabem o quanto amooooo clássicos mundiais, neste gênero tenho vários favoritos, escolhi ler “Convívio de Dante Alighieri”.
Primeira obra escrita por Dante Alighieri (c. 1265-1321), partidário dos Guelfos Brancos, que reivindicavam mais liberdade para Florença frente ao poder do Papado, acabou sendo enviado ao exílio, isto datava de 1.302, esta obra prima surge entre a melancolia de seu exílio.
Dante permaneceu fora de sua cidade natal até o fim da vida. Esse corte radical teve profundas consequências em sua produção literária.
✒️Afastado da atividade política, que consumia boa parte de seu tempo e energia, ele se voltou para a reflexão filosófica e a busca espiritual, disso resultando sua obra maior: “A Divina Comédia”.
Todas as mensagens necessárias para compreendermos melhor ainda a Biografia de Dante e sua obra prima estupenda, gerada através do sofrimento nos é apresentada em Convívio. Neste livro temos poemas alegóricos sobre o amor e a filosofia, os versos se transformam em base para explicações filosóficas, literárias, morais e políticas.
✒️📖Este livro foi considerado por muitos uma obra ambiciosa, porém inacabada, que antecipa ideias que seriam, depois, plenamente elaboradas e explicitadas em “A Divina Comédia”.
✒️Convívio de certo modo é o resultado de duas perdas, após o falecimento de seu grande amor Beatrice, ele mergulhou no estudo da filosofia, e seu segundo amor a Cidade de Florença, agarrando-se a ampliar seus conhecimentos para apaziguar a dor, transfere o amor a filosofia, se conectando com a poesia.
“Quanto mais perfeito é algo, mais dor e prazer sentimos”.
E quanto a vocês meus queridos também gostam do gênero, já leram algum clássico que se transformou em um grande amor literário? Nos contem!!!
Beijocas e inté a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário