Hello queridos, para cumprir mais um desafio da querida e amada miga @carolnery, o Challenge Literário, 2.023, separei dois livros cujo tema era: livro de capa branca ou sobre saúde mental, o primeiro escolhido, aliando as duas sugestões foi: “O Capa-Branca” de Walter Farias e Daniel Navarro Sonim.
Nesta obra biografia conheceremos Walter Farias, que narra sua trajetória de funcionário à paciente do Juquery, um dos maiores hospitais psiquiátricos do Brasil, localizados em Franco da Rocha estado de São Paulo.
Walter com 19 anos, concorreu através de Concurso Público a uma das 800 vagas existentes para atuar como Atendente de Enfermagem ficando classificado em 100º lugar, aprovado em todas as etapas inicia o treinamento.
A sociedade da época e até nos dias de hoje costumam rotular ou ainda tentam esconder de todos familiares estas pessoas, taxados de “l0uc0s”, drog@dos, e/ou defeitu0s0s, eram internados por serem difíceis de lidar ou simplesmente para serem excluídos do meio.
Além de toda essa situação o tratamento a que eram submetidos estes pacientes destacam-se: o coma insulínico e o eletrochoque, mediante isso a linha tênue que separa o delírio e a razão torna-se ainda mais complicada como não se envolver emocionalmente com cada um deles ou ainda sofrer na mesma medida?
É uma obra impactante, dura e em muitos momentos cruel, uma história real que deveria ser de conhecimento de todos, um homem que dentro de suas possiblidades basicamente lutou sozinho contra um sistema em plena época da ditadura, que vivenciou, acompanhou e que também sofreu na pele e na alma a desumanidade.
Dolorido e intenso, mas necessário, super indico a leitura.
Beijocas e inté a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário