Hello Queridos Pockets, um livro para conhecer as crenças brasileiras, o encaixei para um desafio que tratava Sobre Festas Comemorativas e que foi de um riqueza tamanha: “Santos de casa: Fé, crenças e festas de cada dia de Luiz Antonio Simas”.
"Não questionamos nem afirmamos a veracidade dos relatos que se seguem. A mentira para quem não crê, como lembrou o poeta Jorge de Lima, é o milagre para quem sofreu. Guimarães Rosa dizia que os santos foram homens que alguma vez acordaram e andaram os desertos de gelo. Tentemos ao menos acariciar, ainda que minimamente, o espanto e o assombro dessas caminhadas."
Luiz Antonio Simas, historiador, nos apresenta a riqueza cultural existente nas tradições brasileiras, entram em cena as festas tão conhecidas, as quermesses, as crenças, as ladainhas, e com isso parece que sentimos os cheiros, os sabores.
Lembrei da minha infância das procissões que antecediam as datas festivas, das novenas, das simpatias, das fogueiras, e das tradições que sigo até hoje o presépio e as paixões e a fé do nosso povo brasileiro.
“Para as pessoas que acreditam na alegria e têm fé na santidade dos humanos e na humanidade dos santos.”
Uma edição riquíssima, lynda, impressa em cores e fartamente ilustrada com imagens de mais de 20 santas e santos feitas pela artista Aline Bispo, imperdível para quem ama conhecer cada vez mais a fundo sobre nossos costumes.
Beijocas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário