Queridos Pockets, vocês sabem o quanto amo uma biografia neh?!!! Quando vi que estes dois lançamentos das @BelasLetras logo surtei e claro que eles viriam morar junto aos seus Funkos do “Rei do Rock”.
Nem tenho adjetivos o suficiente para elogiar estes dois livros: “Elvis – Último Trem para Memplis” e “Elvis Presley Amor Descuidado” ambos de Peter Guralnick.
Estes livros eram inéditos no Brasil, o primeiro apesar de lançado em 1994, chegou por aqui, em maio de 2022, após o filme passou a liderar a lista dos mais vendidos. Os dois volumes são recheados de detalhes que antes desconhecíamos, o modo como o autor descreve as atitudes, os comportamentos das pessoas, faz com que participemos do contexto, é como se estivéssemos ali ao lado do cantor e nos sentimos íntimos de seus pensamentos e de seus sentimentos.
As obras mostram a vida de Elvis Presley desde o nascimento até 1958, também a segunda metade de sua vida até o terrível desfecho: sua morte e 1977. Jamais imaginaria se não tivesse lido estes dois livros estupendos o complexo desenrolar do relacionamento de Elvis com seu empresário, o Coronel Tom Parker.
Os dois volumes são recheados de paixão, delicadeza e sensibilidade, são 1.568 páginas onde compreendemos os bastidores contendo elementos de raça, classe, riqueza, sexo, música, religião e transformação pessoal, finalmente podemos finalmente ter uma visão definitiva crível e verdadeira de um dos ídolos mais incompreendido de todos os tempos.
Conheça um trechinho: “Fiquei simplesmente fascinado por ele. Uma manhã fiquei vendo o ritual de Elvis para pentear os cabelos. Usava três óleos de cabelo diferentes, cera modeladora para o topete... como se fosse um corte militar, um tipo de óleo capilar para a frente, outro para trás. Perguntei por que ele usava aquela cera e ele respondeu que, assim, durante o show o cabelo dele cairia de uma certa maneira. Ele achava isso legal.
Também me lembro que, quando ele usava um par de meias, em vez de lavá-lo, ele o enrolava e jogava na mala, e se você abrisse a mala, quase caía para trás. Estava cheia de coisas sujas, e muitas vezes ele simplesmente jogava fora e você se perguntava como esse garoto de aparência limpa podia ser tão desorganizado, mas ele sempre cuidava do cabelo. Às vezes, tirava as meias e você podia estar na cama ao lado, o cheiro dominava o quarto inteiro, mas as mulheres não se importavam. Ele era Elvis.”
Enfim 5 estrelas não são o suficiente para qualificar estas duas obras estupendas.
Beijocas e até já já !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário