Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

A longa marcha - Stephen King

Hello Pessus, e lá vamos nós para mais um Halloween!!!

Amo as leituras, e que pena que o nosso BR não adere ao “TRICK OR TREAT”, amaria de verdade receber as crianças no portão distribuindo doces em seus baldinhos!!!

Como todos sabem amo de paixãooooo: Stephen King, então todo ano pelo menos dois livros dele participam da minha maratona de “Dia das Bruxas”. Porém este em especial não é um livro do “Rei” e sim de seu pseudônimo Richard Bachman.

Vocês devem estar se perguntando qual a diferença?

Autores como ele quando optam por isso, tem uma justificativa muito simples, revelar outras características e muitos pensamentos que não caberiam no estilo anterior já adotado.
Nesta obra: “A Longa Marcha”, temos um King cru, sem rodeios, agressivo, praticamente com sangue nos olhos, muitas vezes o chamaremos de cruel, ou inescrupuloso.

A capa desta obra se bem observada nos entrega muito do conteúdo, uma mudança social onde várias pessoas estão lutando contra a recessão, somos inseridos em um EUA bem diferente, a crítica social é gritante, as pessoas estão desesperadas, desesperançadas.
É a partir daí que conhecemos a “Longa Marcha”, uma competição que o próprio nome já o traduz, através de uma longa caminhada onde o vencedor é premiado com qualquer coisa que deseje, até aí tudo bem, o único problema é resistir e suportar todas as ciladas que te levam a ficar entre a vida e a morte durante o percurso.

Cem jovens se inscrevem na competição, a largada é no estado do Maine, eles caminharão até restar somente um sobrevivente os que fraquejam podem receber até três advertências, inúmeras pessoas sedentas por sangue, vão para os acostamentos das estradas assistir de perto o que pode até ser considerada uma chacin@.

“OLHAVAM PARA A ESTRADA COM UMA ESPÉCIE DE FASCINAÇÃO HORRORIZADA, COMO SE FOSSE UMA CORDA BAMBA NA QUAL TINHAM QUE ANDAR PARA ATRAVESSAR UM PRECIPÍCIO INFINITO, SEM FUNDO.”

Muitas apostas também são realizadas, Ray Garraty, deixa sua mãe e sua namorada Jan de coração partido, pois todos sabem que pode ser o último dia de vida do nosso competidor, a angústia permeia as páginas ficamos ávidos por conhecer o fim, devoramos o livro literalmente, uma leitura frenética no total sentido do que esta frase possa representar.

“ERA CULPA, CULPA ASSUMINDO CARA DE ANSIEDADE. APESAR DE TER APENAS DEZESSEIS ANOS, RAY GARRATY ENTENDIA UM POUCO DE CULPA. ELA ACHAVA QUE TINHA SIDO SECA DEMAIS, CANSADA DEMAIS OU TALVEZ APENAS ABSORTA DEMAIS COM AS DORES ANTIGAS PARA IMPEDIR A LOUCURA DO FILHO EM SEU ESTÁGIO INICIAL — PARA IMPEDI-LA ANTES QUE O MAQUINÁRIO PESADO DO ESTADO JÁ TIVESSE ASSUMIDO O CONTROLE, COM SEUS GUARDAS DE CÁQUI E COMPUTADORES, PRENDENDO-O MAIS RIGIDAMENTE AO TODO INSENSATO DO SISTEMA A CADA DIA QUE PASSAVA, ATÉ O DIA ANTERIOR, QUANDO A TAMPA SE FECHARA COM UM ESTRONDO FINAL.”

Os personagens são super bem construídos, Garraty, nosso protagonista até tem alguns pudores e consciência, mas na luta entre a vida e a morte, podemos perfeitamente entender suas atitudes, todos inclusive ele, demonstram o quão inocentes eram ao aceitar participar desta maratona insana.
Imaginem todos os restos se transformam em troféus e rapidamente valem um absurdo em moeda corrente, aqui entendemos perfeitamente a crítica sem filtro algum do nosso autor quanto ao capitalismo ser a mola propulsora para a destruição.

Os temas abordados são perfeitos: amizade, perda, luto, doença mental e mortalidade, aluta crua pela sobrevivência onde o prêmio é te fazer perceber que nada pode compensar o que você viu e o que você fez.

“OS MORTOS SÃO ÓRFÃOS. NÃO TÊM COMPANHIA ALÉM DO SILÊNCIO COMO UMA ASA DE MARIPOSA. UM FIM À AGONIA DO MOVIMENTO, AO LONGO PESADELO DE SEGUIR PELA ESTRADA. O CORPO EM PAZ, IMOBILIDADE E ORDEM. A ESCURIDÃO PERFEITA DA MORTE.”

Independente de ser o álter ego do “Rei” que escreveu esta obra, ela é tão perfeita quanto as outras dele que já li!!!

Beijocas e até já já !!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo