Hello Pockets !!! Hoje é uma data superespecial para nós os amantes da literatura e também da sétima arte. Em 5 de novembro em 1895, em Paris, há 128 anos, acontecia a primeira sessão pública de cinema, que foi organizada pelos irmãos Auguste e Louis Lumière.
Utilizando um aparelho chamado de cinematógrafo, imagens em movimento foram exibidas numa tela gigante para cerca de 30 espetadores. Tal instrumento é uma adaptação do “cinetoscópio de Thomas Edison”, e daí derivou o nome de onde eram projetadas as produções, a partir da abreviação: “CINEMA”, cujo termo "cine", de origem grega, significa movimento, e o sufixo "ágrafo", tem significado de gravar, surgiu este espaço de entretimento perfeito.
Em 1.902, Georges Mèliés, ilusionista e cineasta francês, inseriu a performance teatral na linguagem cinematográfica, elevou o patamar do cinema, fazendo o uso de efeitos especiais criando o filme: “Viagem à Lua” baseado na obra de Júlio Verne.
Ao cinema atribuiu-se o título de: “Sétima Arte”, e isso foi feito pelo italiano Ricciotto Canudo na obra Manifesto das Sete Artes, em 1912.
Ao assistirmos as obras, sentimos todos os tipos de emoções juntas: riso, choro, medo, leveza, ou tantos outros e isso a qualquer altura do dia, e não é incrível?
Ao longo dos tempos o cinema cresceu como uma forma perfeita de contar histórias, difundir mensagens, propagando o conhecimento, um verdadeiro incentivo a ampliação da cultura. O desenvolvimento de equipamentos e a evolução tecnológica permitiram que esta arte se aproximasse do público cada vez mais com realismo.
Hoje apesar da chegada de inúmeros streamings, ainda se é extremamente prazeroso comparecer a uma pré-estreia ou ainda a uma sessão despretensiosa para relaxar naquelas cadeiras onde revivemos as melhore lembranças com certeza. Há muitos títulos que nos trazem recordações que não tem preço.
A modernidade de modo algum atrapalha ou impede que o CINEMA continue sendo um passeio extremamente prazeroso, e sim a “Sétima Arte” continua atraindo cada vez maior um número maior de espectadores, distribuídos pelos seis continentes.
O meu filme predileto da vida todinha é um clássico, representa um papel incrível em minha: “DR. JIVAGO”, e quanto a vocês também tem um filme que amam? Nos contem!!!!
Beijocas e inté a próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário