Oi Pockets,
Hoje a dica é do audiolivro “Vozes Abolicionistas” publicado pela @tocalivros. O audiolivro reúne as principais obras anti-escravagistas de três grandes autores do século XIX: Luiz Gama, Nísia Floresta e Castro Alves. Foi uma surpresa poder acompanhar os diversos poemas dos três autores.
Confesso que apenas conhecia Castro Alves e alguns de seus poemas. Ainda não havia tido a oportunidade de conhecer os outros dois autores, mas senti a intensidade dos seus poemas. Os três autores são romancistas, que questionavam o sistema escravocrata, mas é lamentável que nenhum deles tenha presenciado a abolição.
O audiolivro inicia-se com uma apresentação da obra, que foi concebida para comemorar o mês da consciência negra (já peço desculpas pelo atraso). O audiolivro apresenta o autor Luiz Gama, através do prefácio, e, posteriormente, acompanharemos seus poemas do livro Primeiras Trovas Burlescas de Getulino, que foi o único publicado em vida. São poemas densos, mas o que mais me agradou foi o poema “Que mundo é este?”.
Conhecemos os dois poemas de Nísia Floresta e lamentavelmente não há outros. Ambos são angustiantes, e não poderia ser diferente devido à temática, especialmente em um poema publicado em 1849, intitulado “Lágrimas de um Caeté”.
Os poemas de Castro Alves são, sem dúvida, extraordinários. Castro tem um olhar perspicaz, como é possível notar nos seus poemas. Os poemas que mais gostei foram “A senzala, o Sangue Africano e o navio negreiro”. E o interessante da parte de Castro é poder ouvir as cartas trocadas entre ele e José de Alencar.
A narração do audiolivro está impecável e transmite toda a intensidade dos poemas através dos narradores Leo Raoni, Carlos Oliveira e Leticia Baroli. É possível sentir-se envolvido pelos poemas através da narração. A seleção dos poemas que a Tocalivros fez foi perfeita. Recomendo!
Duração do audiolivro: 05h51m08s
Nenhum comentário:
Postar um comentário