"Lembre-se de que sempre teremos os livros e, portanto, sempre teremos coragem e otimismo."
Oi Pockets!
A história segue a vida de Grace, uma jovem que perdeu a mãe e, junto com sua amiga Viv, embarca para Londres para viver o grande sonho das duas de se tornarem vendedoras em alguma loja de departamentos, mesmo com a possibilidade da eclosão da guerra. As amigas vão morar com a adorável Sra. Weatherford e seu filho Colin. Viv logo arranja uma entrevista, mas Grace não, pois não tem uma carta de recomendação. Mas a Sra. Weatherford vai dar uma forcinha e arranjar um período de experiência para ela na livraria Primrose Hill, do rabugento Sr. Evans. No primeiro dia, Grace já volta desanimada para casa, já que o Sr. Evans diz que não precisa dela, mas por insistência, ela volta, e todo seu amor pela leitura vai começar, e claro, ela encontra um amigo no Sr. Evans.
"Nunca pensei que livros tão antigos pudessem ser tão interessantes."
Embora Grace não goste inicialmente do trabalho e dos livros, ela se encanta por “reformar” a livraria e aumentar as vendas, o que causa inveja em outros livreiros. Ao buscar a melhoria da livraria, encontra o verdadeiro amor pela leitura e compreende a paixão dos compradores. Grace encontra refúgio e consolo na leitura durante os momentos difíceis que irá enfrentar com o início da guerra, os ataques que a cidade sofre e também com o trabalho voluntário que se propõe a fazer. Sua conexão com os livros acaba se aprofundando, e ela encontra conforto ao compartilhar essa paixão com os clientes da livraria e com seus amigos, ao fazer a leitura das obras em voz alta. Todos esperam ansiosos por esses momentos.
"É através dos livros que podemos encontrar a maior esperança."
Através das experiências de Grace e dos outros personagens, o livro explora como a literatura pode ser uma fonte de inspiração e força em tempos turbulentos, além de destacar a importância da comunidade e do apoio mútuo durante adversidades. No decorrer da trama, vemos o desenvolvimento de Grace, sua determinação, coragem e força para ajudar quem precisa.
“Não importa como você lute, mas que nunca, nunca pare de lutar.”
A história de Grace, com a livraria e todos os personagens, transforma não só os personagens, mas nós leitores, pois mostra o poder transformador da leitura e da solidariedade em meio à adversidade que é a guerra.
“Foram os livros que nos uniram. O amor pelas histórias que eles contam, pelas aventuras para as quais nos levam, por sua gloriosa distração em tempos turbulentos. E um lembrete de que sempre teremos esperança.”
Essa história me fez chorar em algumas partes, porque não tem como não se emocionar com o tema da guerra, as perdas são irreparáveis. Mas é uma história que deixa o coração quentinho, pois mostra todo o amor que nós leitores sentimos por livros, o quanto a leitura pode ser um apoio em diversas situações, é simplesmente lindo. Tem romance, sim, na história, mas essa parte é pequena, e ainda bem que autora fez isso, porque todo o outro enredo, o cenário, os diálogos e personagens deixou a história muito boa, sem apelar para o romance. E tem pet (gatinho) envolvido, que amooo. Recomendo!
Quotes:
Quotes:
“Ter conhecimento realmente era a melhor maneira de combater o medo.”
"Acredito que dentro de todos nós há um vazio, uma lacuna esperando para ser preenchida por algo. Para mim, esse algo são os livros e todas as experiências que eles oferecem."
"Acredito que dentro de todos nós há um vazio, uma lacuna esperando para ser preenchida por algo. Para mim, esse algo são os livros e todas as experiências que eles oferecem."
Nenhum comentário:
Postar um comentário