Hello Queridos!!! Adoro as obras de @brandonsanderson, conhecido pelos calhamaços: “O caminho dos Reis e Palavras de Radiância”, durante a pandemia resolveu escrever quatro livros, via Kickstarter, uma plataforma de financiamento coletivo, como o catarse aqui no BR, e imaginem só, vendeu sem explicar do que se tratava, não possuíam capa, e nenhuma explicação mais detalhada, apenas “projeto secreto”, e atingiu milhões de dólares em apenas 24 horas.
Não é incrível? Então resolvi cumprir o desafio de um grupo querido o @amigosdaleituraoficial, cujo primeiro tema era: “Um livro com capa predominantemente verde”, escolhi o primeiro deste projeto secreto: “Tress, a garota do Mar Esmeralda”.
Quem já é acostumado a ler Brandon Sanderson claro que também se encantaria com este, Tress é baseada no filme: “A Princesa Prometida”, que eu amo sem medidas, durante a reclusão Brandon enquanto assistia ao filme com sua esposa, Emily, se mostrou descontente com a atitude passiva da protagonista diante dos desafios apresentados, e claro surgiu a ideia de reformular esta história, e posso dizer ficou incrívelllllll.
Nossa protagonista Tress vive em uma ilha cercada por um oceano feito de esporos mortais e apavorantes, que quando inalados usam a água do corpo da pessoa para crescer e expandir e sufocar a pobre, céussssss. Navegar pelo mar, só pelo simples fato de entrar na água é um perigo daqueles.
“A única vida que Tress conheceu em sua ilha natal em um oceano verde-esmeralda foi simples, com os prazeres simples de colecionar xícaras trazidas por marinheiros de terras distantes e ouvir histórias contadas por seu amigo Charlie.
Aliás, Charlie é mais que um amigo, ela o ama, e ele é levado pelo pai para outros continentes para encontrar uma esposa. Quando ele retorna sem Charlie, que foi sequestrado pela Feiticeira do mortal Mar da Meia-Noite, Tress com toda a sua bravura, invade um navio e entra de clandestina para resgatar seu amor.
“Como seria se a princesa fosse resgatar seu príncipe”?
Filosófico na medida, recheado de magia, e repleto de humor, é uma delícia do início ao fim, o universo criado por Brandon, Cosmere, é perfeito fazendo um check list rápido: quer magia? temos, piratas? claro, conto de fadas? super, amor? aham!!! uma heroína? Simmmm.
“Se você quer criar heróis, não dê a eles algo pelo que lutar. Dê a eles alguém por quem lutar."
“Mas depois de passar anos andando por aí com todo mundo empilhando tijolos em seus braços, você pode perder o equilíbrio quando alguém remove um deles para carregar para você.”
Resumindo queridos, Tress é altruísta, sensata, e cativante, também possui um coração compassivo e uma determinação ímpar. Esta obra é simplesmente sensacional, amei sem medidas.
Beijocas e inté a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário